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Instagram: Mais que uma rede social, uma oportunidade de promover a sua marca

Rede social com maior audiência e alto nível de engajamento diário no mundo, o Instagram é mais do que apenas uma rede social; é uma ferramenta poderosa para impulsionar negócios. A plataforma possibilita divulgar produtos e serviços, construir reconhecimento de marca, promover interações e fortalecer a reputação de empresas de todos os tamanhos.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o Brasil tem um papel significativo nesse número, sendo o segundo país com mais usuários consumidores da rede, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre as contas comerciais, o cenário também é impressionante: há cerca de 20 milhões de perfis comerciais e mais de 2,5 milhões de anunciantes globais. Além disso, 85% dos usuários seguem pelo menos um perfil comercial, 30 % deles já compraram um produto e mais 1 milhão já visitaram um site a partir do Instagram, segundo dados da própria plataforma.

Esses números são o incentivo que você precisava para fazer a sua empresa marcar presença e se destacar na rede social que mais cresce no mundo. Nesse artigo o Estúdio Roxo separou algumas táticas baseadas nos critérios que o algoritmo do Instagram analisa para maximizar a eficácia das suas postagens e aproveitar ao máximo o potencial da rede.

Confira:

O vídeo como entretenimento

Os reels tem se tornado a principal aposta da plataforma para competir com o TikTok, atraindo bilhões de visualizações diariamente, e atualmente é o responsável por gerar o maior alcance dentro da Instagram, com um engajamento bem superior ao de posts tradicionais e stories. Para as marcas, é uma excelente oportunidade de viralizar conteúdos e alcançar novos públicos. A plataforma prioriza esse tipo de conteúdo no algoritmo, aumentando a visibilidade orgânica da sua conta. Além disso, vídeos em reels têm potencial de alcance global, atraindo seguidores que ainda não conhecem sua marca. Por isso, produza conteúdos dinâmicos, curtos, impactantes e divertidos e invista em tendências e sons que estão viralizando

Para vídeos mais longos, como tutoriais, apresentações ou entrevistas, o IGTV é a ferramenta ideal. Além de oferecer maior liberdade criativa, o uso do IGTV também aumenta a relevância da sua marca dentro do Instagram.

Faz um stories ai!

Ao contrário do que muitos pensam, o stories é um dos espaços com maior audiência e engajamento dentro da plataforma, superando até o feed tradicional. Com funcionalidades como enquetes, gifs, perguntas e efeitos visuais, ele é perfeito para compartilhar conteúdos variados, como fotos, vídeos e textos.

O recurso do stories é tão poderoso que já se tornou parte da vida das pessoas de modo significativo. É por isso que a publicidade tradicional não perdeu tempo e começou se apropriar dos seus elementos para promover anúncios de mídia paga.

O mais interessante é que, apesar de tudo, muitas pessoas não produzem stories achando que é um desperdício, pois o conteúdo irá se “perder” depois de 24horas. Mas geralmente, quem pensa assim ignora que todo o conteúdo produzido pode ser armazenado em “Destaques” no perfil. Essa função possibilita que sua marca organize séries por categorias como Produtos, Promoções ou Eventos Especiais.

Para garantir o melhor desempenho, o conteúdo ideal deve ser produzido no formato vertical dos stories, com o uso de fontes grandes e chamativas para estimular a pessoa atrás da tela a dar continuidade no conteúdo. Além do mais, criar interações dinâmicas, como perguntas e enquetes, podem ajudar a aumentar o engajamento.

Padrão visual conta, e muito

Um feed visualmente agradável é uma das melhores formas de atrair e manter seguidores. Criar um estilo padronizado para suas publicações reforça o reconhecimento da sua marca. Isso pode incluir o uso de filtros que destacam as cores da identidade visual da empresa ou elementos consistentes, como bordas, logotipos e rodapés. O uso do padrão visual vai dizer por si só que aquele post é da sua marca, essa associação potencializa o relacionamento do usuário com a empresa.

#Tem_que_ter aquela Marcação

As hashtags continuam sendo uma estratégia poderosa para aumentar a visibilidade de publicações no Instagram. Pesquisas apontam que o uso de hashtags relevantes pode aumentar o engajamento do seu post em até 12,6%. Por isso, seja sábio e escolha palavras estratégicas que estejam alinhadas com o conteúdo postado. Embora o Instagram permita até 30 hashtags, a recomendação é utilizar entre 10 e 15, evitando o uso de palavras longas.

Além disso, marcar locais e perfis relacionados ao conteúdo amplia o alcance, especialmente ao usar geolocalização para se conectar com audiências próximas e ainda pode proporcionar até 79% mais de engajamento nas publicações.

E a live, já agendou?

O Instagram prioriza transmissões ao vivo, proporcionando maior alcance orgânico. As lives são uma oportunidade única de engajamento, permitindo que você interaja diretamente com seu público. No entanto, é essencial preparar-se para essas transmissões. A escolha do local bem iluminado e silencioso e um roteiro básico e bem definido, é fundamental para gerar relevância e maior engajamento. As lives ainda podem ser anunciadas com antecedência usando o “Save the Date” em postagens ou stories, para aumentar a participação.

Catálogo de produtos é um diferencial

Com o recurso de loja do Instagram, é possível criar um catálogo que permite aos usuários navegar pelos seus produtos diretamente na plataforma. Eles podem ver preços, descrições e serem redirecionados para sua loja virtual para concluir a compra.

Essa funcionalidade é ideal para aumentar as conversões diretamente do Instagram. Vale lembrar que 80% dos usuários da plataforma interagem com pelo menos uma empresa, sendo que 60% deles estão interessados em “saber mais” sobre um produto ou serviço.

“Não sou tão bom com textinho, mas…”

Essa desculpa aqui não cola. Embora o Instagram seja uma plataforma predominantemente visual, as legendas desempenham um papel crucial na sua comunicação com o usuário. Textos bem elaborados aumentam o tempo de permanência na publicação, um fator que o algoritmo do Instagram considera ao determinar a relevância de um conteúdo. É importante criar legendas que complementem a imagem ou vídeo, fornecendo informações úteis ou curiosidades sobre o conteúdo.

Uma outra técnica que pode ser usada (com equilíbrio e apenas para alguns tipos de conta) é publicar o texto dentro da imagem, com um tamanho pequeno de letra. Assim, o usuário terá que dar um zoom na imagem para ler. O ato de ampliar a imagem também vale na pontuação do algoritmo do Instagram. Mas relembrando, essa tática é ocasional e serve apenas para alguns tipos de conta.

Pede para Salvar

Os salvamentos de posts são um dos critérios mais valorizados pelo algoritmo do Instagram. Quando o usurário salva a sua publicação ele está dizendo para a plataforma que gosta do que você postou, assim, a tendência é que as publicações que a sua empresa fizer sempre aparecem para quem salvou aquele conteúdo. Por isso produza conteúdos ricos e completos que incentivem os usuários a salvar para consultar mais tarde. Publicações em carrossel, com informações detalhadas, imagens e vídeos, podem ser altamente eficazes.

Forme Parceiros

Formar parcerias com influenciadores pode ser uma estratégia poderosa para aumentar sua credibilidade e alcance. Estudos mostram que 40% dos usuários do Instagram são influenciados por recomendações de personalidades que seguem, sendo 15% influenciado pela decisão dos famosos. Os entrevistados que seguem famosos ainda apontaram os segmentos de influenciadores que preferem seguir. Os principais são: Moda (51%), Saúde e fitness (49%), Humor (49%), Música (48%), Maquiagem e estética (46%), Cinema e TV (42%) e Viagens e Turismo (41%).

Mas você não precisa de grandes estrelas para isso; influenciadores de nicho podem oferecer excelentes resultados, muitas vezes com investimentos menores e resultados maiores.

Investimento que dá resultado

Com tantas possibilidades, o Instagram é um território fértil para marcas que desejam crescer e conquistar novos públicos. Investindo nas estratégias certas, sua empresa pode não apenas aumentar sua presença e otimizar vendas, mas também construir conexões significativas com os seguidores e atrair clientes que se tornem embaixadores da sua marca.

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