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BRANDING

Branding como fator de engajamento nas Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais qualquer empresa consegue. Mas marcar presença, fazer a diferença, criar um relacionamento duradouro e relevante e gerar engajamento são poucas. Para isso é necessário fazer um planejamento, ter uma estratégia de branding (conhecido como social branding) para executar no dia a dia dessas mídias.

A ideia do branding nas redes sociais é que a marca seja capaz de se expressar e participar ativamente de conversas sobre ela ou sobre temas que tenham alto impacto para o seu público. Quando bem executado, o social branding é eficiente não apenas para aprimorar a autoridade e reputação da marca, mas também para auxiliar a resolução de crises.

O Estúdio Roxo é apaixonado pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Youtube, Pinterest…. Não apenas para uso da agência, mas também para nossos clientes. Cuidamos de tudo, pauta, calendário de publicações, texto, arte, tom de voz, relacionamento, nos atentamos a cada detalhe para que nossos clientes marquem presença e não apenas estejam presentes nesses canais.

Quais os benefícios do Social Branding?

Entre as principais vantagens de fazer branding nas redes sociais estão:

Reputação: Usando redes sociais, sua empresa poderá postar informações relevantes para seu público, melhorando sua reputação e credibilidade.

Relacionamento: Redes sociais são ótimos canais para um relacionamento, para tirar dúvidas, agendar visitas, receber sugestões. Mesmo uma reclamação, quando devidamente bem atendida, pode contribuir para melhorar o relacionamento entre uma marca e seu cliente.

Feedback: quanto mais sua empresa publica e se relaciona nas redes sociais, mais dados ela obtém para análises, que poderão ser usados em novos produtos, descobrir gaps, detectar necessidades, etc.

Como fazer o Social Branding?

Para fazer branding eficiente nas redes sociais, que gere engajamento, é necessário observar os seguintes pontos:

Conheça sua persona.
A persona é um personagem fictício que resume as características do seu consumidor. Conhecendo sua persona (ou personas) você tem todas as informações que precisa para desenvolver uma estratégia pensada para impactar precisamente esse público. Trabalhar o branding nas redes sociais é uma questão de usar a comunicação certa para as pessoas adequadas.

Em qual rede devo estar?
Facebook, Twitter, Vimeo, Youtube, Pinterest, Instagram, Linkedin, Snapchat, Whatsapp. Essas são apenas as mais usadas das várias redes sociais que existem. São tantas que é praticamente impossível estar em todas. Mas fique tranquilo, não é preciso ter conta em cada rede social. O ideal é que você identifique quais redes sociais são usadas por sua persona. Geralmente, uma marca está presente em não mais do que 3 redes sociais. Daí sua empresa conseguirá fazer um trabalho mais assertivo e com qualidade.

Qualidade acima de tudo.
O branding nas redes sociais não existe sem a publicação de conteúdo. Mas para fazer a diferença, o conteúdo precisa ser relevante, fazer a diferença na vida das pessoas, ser tão bom que faça com que o internauta fique com vontade de compartilhá-lo. A partir do estudo a respeito do seu público, desenvolva conteúdos focados em satisfazer as necessidades dessas pessoas ao mesmo tempo em que fortalece o nome da sua marca como solução.

Seja rápido e gentil nas respostas.
Todas pessoas gostam de ser respondidas rapidamente, não importa o canal que esteja utilizando. Nas mídias sociais o ideal é responder em até 12 horas, mas quanto antes melhor. Mais do que responder com rapidez, é necessário ser gentil e atencioso, evitando respostas ríspidas, mesmo nos casos em que o internauta seja agressivo. Use e abuse dos emoticons para dar suavidade às conversas.

Influenciadores digitais.
Os influenciadores digitais são excelentes parceiros para marcas. Mapeie quem são os influenciadores do seu mercado e os melhores caminhos para firmar parcerias com um ou mais deles para maximizar a sua exposição. Dessa forma, é possível pegar a vasta audiência dessas pessoas para fortalecer o branding nas redes sociais.

Monitore e analise.
Redes sociais exigem monitoramento constante, não apenas para responder as demandas do público, como também para observar comportamentos e analisar dados. Um dos principais benefícios da área digital é a possibilidade de mensurar uma série de variáveis diferentes com alta precisão e em tempo real. Portanto, fique de olho no retorno das suas campanhas para encontrar possíveis problemas para serem corrigidos ou acertos que mereçam ser replicados.

Quer fazer branding nas redes sociais? Então vem ser roxo com a gente!

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