BRANDING
Como é Branding no Estúdio Roxo?
De pessoas para pessoas.
Somos pessoas trabalhando para atender pessoas. Por isso que antes de criarmos um produto estudamos muito o comportamento do público que iremos trabalhar. Pesquisamos hábitos, analisamos tendências, conhecemos os desejos e vivenciamos comportamentos, tudo para poder traduzir em design o que antes era só uma ideia.
Para nós as pessoas vêm antes da tecnologia. Trabalhamos com alma, propósito e objetivos focados em satisfação pessoal.
Nós do Estúdio Roxo amamos Branding, porque entendemos que só através de um propósito verdadeiro que sua marca irá destacar das outras. Nós amamos Branding porque acreditamos que é através de experiências que suas marcas devem ser vividas pelos seus clientes, que estratégias de vendas são consequências quando entendemos o lugar da sua marca no mercado. Branding vai além de uma marca bonita, branding é você conectado com seu consumidor.
Entretanto, para entender Branding em sua definição devemos antes falar sobre marca. Se você pesquisar no Google pela definição de “marca”, aparecerão milhões de resultados com as mais diversas definições, vertentes e contradições, há tantos equívocos recorrentes sobre o que é uma marca que pode ser mais simples dizer o que uma marca não é: uma marca não é um logotipo. Uma marca não é um nome. Uma marca não é um bordão, símbolo ou jingle. Sim, essas coisas compõem a marca, mas uma marca engloba tudo isso e muito mais.
Branding: Revelando a alma de uma marca.
A gente acredita que marcas fortes são as que têm alma. É por isso que ajudamos nossos clientes a descobrir a sua própria. E depois, a traduzir essa energia para um sólido ecossistema de marca, com uma clara e impactante estratégia de experiência.
Definimos questões essenciais para a vida de uma marca, como a proposta central de valor, pilares e territórios, para evoluir negócios que realmente fazem a diferença.
Para começar a entender o que é Branding, você deve primeiro entender que sua marca não existe em seu departamento de marketing, em sua equipe de relações públicas ou em seu escritório de CEO. Uma marca existe apenas na mente de seus clientes. Sendo assim, marca é a soma total de todas as impressões de um cliente, com base em todas as interações que tiveram com você, sua empresa e seus produtos. Cada uma dessas interações conta uma história para seus clientes.
Por isso que nós do Estúdio Roxo nos preocupamos tanto com o branding, queremos que a mensagem chegue corretamente para seu cliente, com o mínimo de interferência possível.
Se o seu cliente acredita que um produto é novo e inovador, esses atributos tornam-se parte da sua marca na mente desse cliente. Se sua embalagem é lindamente ilustrada, eles podem ver sua marca como sofisticada ou de elite. Por outro lado, se o seu serviço é ruim, os clientes podem pensar que você é teimoso ou rude. Se os materiais impressos forem criados de qualquer jeito, você pode parecer barato e amador; e é aí que entra o Branding. É aqui que podemos te ajudar.
Branding é um conjunto de estratégias pensadas e alinhadas com a missão, visão e valores da empresa que tem como objetivo impactar seus consumidores e transmitir seu propósito através de seus produtos e serviços.
Branding: Proposta de Valor.
O modo como uma proposta de valor é expressa é decisivo para formar experiências positivas. Ao aliar os diversos conjuntos de habilidades da nossa equipe e realizar pesquisas extensivas sobre o usuário, cultivamos experiências e interações significativas por meio de pontos de contato físicos e digitais. Planos relevantes da jornada do consumidor e diagramas detalhados de serviços são nossos melhores amigos quando se trata de entregar experiências excepcionais para o consumidor.
Toda interação tem que ser uma grande experiência.
Imagine todas essas interações como setas e cada uma aponta para uma mensagem. Por exemplo, seu produto (uma grande interação) pode apontar para a mensagem de que sua empresa é inovadora. Outra seta – seus anúncios impressos belamente ilustrados – pode apontar para a mensagem de que você é sofisticado e de elite. Mas e se uma seta – atendimento ao cliente – for rude e difícil de ser contatada? E se o seu CEO fizer uma piada desagradável em uma rede social? Cada uma dessas coisas são interações que você tem com seus clientes, e cada uma delas afetará a maneira como elas visualizam sua empresa.
Todos esses exemplos de “setas” de interação apontam para mensagens diferentes, enviando uma mensagem de marca geral turva em que o cliente não sabe se você é simpático ou não – se deseja continuar comprando seus produtos ou visitar seu concorrente.
Para gerenciar sua marca, você precisa decidir sobre qual mensagem quer transmitir, em seguida, garantir que todas as interações com sua empresa, essas setas, sejam direcionadas à mensagem da sua marca. Nós do Estúdio Roxo estamos aqui pra ajudar você.
Seja qual for a mensagem da marca escolhida, verifique se as impressões dos seus clientes – suas setas – apontam na direção certa. O Branding está aí pra ajudar você com isso.
Por que acreditamos tanto em Branding?
O Branding já nos mostrou na prática como sua eficácia é verdadeira. Amamos contar histórias, então vamos lá: em 1975, os profissionais de marketing da PepsiCo iniciaram uma campanha que se tornaria uma lenda no mundo da publicidade e dispararia o primeiro tiro na Guerra dos refrigerantes de Cola. O experimento foi simples e eficaz: estandes surgiram em shoppings e supermercados, arenas esportivas e feiras estaduais; Os participantes beberam dois goles de refrigerantes de copos não identificados e foram perguntados sobre qual bebida eles gostaram mais. Surpreendentemente, a escolha foi clara: os consumidores favoreciam a Pepsi. Em quase todos os locais, em quase todos os grupos demográficos, a Pepsi foi a vencedora.
Mas surgiu o paradoxo: a Coca-Cola estava esmagando a Pepsi em participação de mercado. Mesmo agora, mais de quarenta anos depois, a Coca-Cola controla a maior fatia do segmento e a Diet Coke vem em segundo lugar. A Pepsi – a favorita dos sabores claros – permanece em terceiro lugar.
Isso, de acordo com os pesquisadores, acontece devido ao efeito da marca. Quando um consumidor tem impressões prévias de um produto ou empresa, ele realmente mudará a maneira como seu cérebro avalia decisões tão diretas como “o gosto é melhor?” A Coca-Cola tem uma longa história de esforços de marketing de destaque. Os colecionadores compram anúncios antigos e garrafas que datam de 1880. As pessoas compram roupas que mostram o famoso logotipo da Coca-Cola. Há até mesmo um museu da Coca-Cola em Atlanta, onde os turistas pagam US $ 16 pela chance de ver exposições sobre como a Coca-Cola é ótima. E quando eles procuram tomar suas decisões de compra na loja, todo esse material contribui para uma marca poderosa.
Essa é a força de uma boa estratégia de Branding. Em contrapartida a PEPSI não fica atrás ao assumir, em 2010, seu novo posicionamento de marca e encarar ser a segunda opção quando o assunto for refrigerante de cola. Sua campanha “Pode ser Pepsi?” teve uma excelente aceitação e aumentou o número de vendas ao convidar o consumidor a experimentar sua bebida. Uma excelente e sagaz estratégia de branding.
Quer saber mais sobre a estratégia da Pepsi de posicionamento? Leia.
Como nós do Estúdio Roxo podemos ajudar você?
Junto de você vamos entender o propósito da sua empresa e traçar estratégias para interagir e comunicar com seus clientes. Essa etapa inicial é um pilar muito importante para a construção de uma identidade.