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BRANDING

O que pequenas empresas podem aprender sobre como criar uma marca duradoura.

Uma vez que você inicia um negócio, a parte difícil do empreendedorismo é manter seu negócio funcionando. Um item fundamental para a construção de um negócio de longo prazo é criar uma marca duradoura. Pequenos empresários podem obter informações valiosas sobre como desenvolver uma marca próspera, se inspirando nas ações de marcas bem estabelecidas.

Dos muitos elementos que contribuem para a construção de uma marca de sucesso, vale ressaltar 3 importantes princípios que podem alavancar sua marca ou fazê-la ruir. São eles: originalidade, consistência e produto/serviço diferenciado. Veja os exemplos:

Identidade de marca única (originalidade): Apple

Os elementos visuais pelos quais sua empresa é conhecida podem ter um impacto inabalável na maneira como ela é vista. O logotipo, a paleta de cores e os elementos gráficos da sua empresa podem parecer uma coisa simples, mas ter um logotipo distintamente e instantaneamente reconhecível como seu, pode ajudar sua empresa a se destacar perante a concorrência.

A Apple nos mostra o poder de criar uma identidade de marca única. A Apple é diferenciada por seus recursos de design “clean” e inovadores, bem como pelo seu minimalismo nas mensagens publicitárias. Essa estética complementa perfeitamente sua proposta única de venda: eletrônicos intuitivos que são fáceis de usar, ao mesmo tempo em que fornecem recursos tecnológicos de ponta.

O logotipo instantaneamente reconhecível da Apple tem notável poder de permanência com apenas algumas variações ao longo do caminho. Começou com a silhueta da maçã cheia de listras de arco-íris. Em seguida, querendo uma aparência simplificada compatível com seus produtos, Steve Jobs mudou para silhuetas monocromáticas, geralmente em preto ou prata, mantendo o foco na maçã e tornando o logotipo mais prontamente identificável de todos os tempos.

Com o tempo, o logotipo da Apple tornou-se sinônimo de design e tecnologia de ponta. As pessoas valorizavam tanto o símbolo e o que representa que ficariam horas na fila para adquirir um produto. E esse ainda é o caso 30 anos depois. Quando as pessoas vêem o logotipo da Apple, elas assumem que estão obtendo o melhor que o dinheiro pode comprar na tecnologia de consumo.

Identidade de marca consistente (solidez): Dunkin ‘Donuts 

Em uma época em que a maioria das empresas não tem uma loja convencional, e os produtos e serviços são oferecidos em vários canais de distribuição digital, é vital que sua empresa tenha uma identidade de marca consistente em todas as linhas de produtos. A consistência maximiza o reconhecimento da marca, torna mais fácil atrair a atenção do cliente e gera vendas repetidas em um mundo com toneladas de concorrência gritando por atenção. Dunkin ‘Donuts demonstra a arte da consistência. Com mais de 11.300 locais de atendimento rápido em todo o mundo, a Dunkin ‘Donuts é famosa por servir café e produtos assados e também vende uma linha de grãos de café, K-cups e creamers em mercearias e outros produtos domésticos. A marca da Dunkin ‘Donuts é consistente em toda a linha e em todo o seu marketing – incluindo embalagem, promoção, distribuição e preços – expressando sua posição como uma escolha econômica para café e alimentos caseiros. É fácil identificar grandes placas laranja e rosa do Dunkin ‘Donuts.

A importância da marca consistente da empresa é ainda mais aparente quando você considera como esse logotipo instantaneamente identificável faz com que seus produtos saltem das prateleiras de uma mercearia quando estão cercados por inúmeros concorrentes. Os compradores que têm boas associações ao comprar um café e um donut em seus Dunkin ‘Donuts locais são muito mais propensos a comprar os produtos da empresa para consumir em casa, porque a marca sólida evoca o mesmo sentimento bom e senso de confiança nos produtos vendidos através de outros canais.

A dica maior para proprietários de pequenas empresas: mantenha sua marca consistente. Os clientes tomam novas decisões de compra com base em suas experiências anteriores e devem lembrar da sua marca para voltar a ela. Sem imagens e experiências de marca consistentes e claramente conectadas, é difícil construir uma reputação à medida que você produz novos produtos e serviços, o que resulta na perda de novos negócios e possíveis novos negócios também.

Diferenciação do produto: CVS

Existem muitas empresas onde os produtos ou serviços são praticamente os mesmos da concorrência. E como fazer sua empresa se destacar das restante nesse caso? Existem muitas estratégias de branding e marketing a serem consideradas para diferenciar, sejam preços, disponibilidade, parcerias ou campanhas de anúncios malucas. Em quase todos os setores, o sucesso está vinculado à diferenciação da sua marca e ao dar aos clientes uma razão para escolher sua empresa em detrimento dos outros. CVS PHARMACY  é um exemplo disso. A CVS PHARMACY é considerada uma das marcas mais inovadoras do mercado americano. O que a diferencia de outras redes de farmácia em todo o mundo é o fato de ter o seu próprio laboratório de inovação digital, aonde cria dispositivos inteligentes e aplicativos que promovem e melhoram os cuidados com a saúde.

Hoje, a CVS se considera uma “empresa de inovação em farmácias” e declara sua finalidade como “ajudar as pessoas em seu caminho para melhorar a saúde”. Assim como grandes varejistas de farmácias, a CVS vende medicamentos prescritos e uma grande variedade de mercadorias em geral e alimentos de conveniência, mas ela virou o jogo e posicionou sua empresa como um ativo influenciador positivo no comportamento de saúde.

CVS tornou-se CVSHealth, que consolidou sua posição não apenas como uma farmácia, mas como uma empresa que está intrinsecamente envolvida em ajudar as pessoas a levar uma vida mais saudável.

Proprietários de pequenas empresas podem seguir o exemplo das empresas acima. Qual é o propósito maior ou maior necessidade sobre o qual você pode construir sua marca? Responda a essa pergunta e, em seguida, explore as oportunidades para sua empresa se inserir totalmente nas conversas e nos momentos que levam aos clientes que compram seu produto, como uma maneira de diferenciar sua empresa da concorrência.
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