BRANDING
Porque é importante ter uma marca desejável?
Se você administra um negócio, certamente tem mil tarefas diariamente. Você trabalha incansavelmente para construir uma forte base de clientes, supervisionar uma força de trabalho e, ao mesmo tempo, garantir que seus compromissos financeiros sejam cumpridos. Às vezes pode ser difícil definir suas prioridades no trabalho. Cada tarefa parece ser igualmente importante, e antes que você perceba, você se vê sobrecarregado com coisas que precisam ser feitas ontem.
Com todo esse caos acontecendo, é fácil supor que criar uma marca para sua empresa é algo que pode esperar. Afinal de contas, com essas contas não pagas acumulando em sua mesa diariamente, você dificilmente tem tempo para se concentrar em branding.
Ao mergulhar nas tarefas diárias, você perde completamente de vista o aspecto mais importante de construir e solidificar um negócio. Ao não prestar atenção à criação de uma marca e ao criar uma consciência em torno dessa marca, você está, sem saber, privando sua empresa do maior potencial possível. Você está criando um negócio que poderia ganhar uma posição mais forte no mercado, se tivesse o apoio de uma marca registrada e popular.
O processo de branding envolve muito trabalho, mas, se abordado de maneira correta, não leva muito tempo para promover uma marca com a qual os clientes em potencial possam se identificar e se conectar. Então, o que é preciso para criar, possuir e promover sua marca?
1. Conheça seus clientes.
Sua marca é uma extensão do seu negócio. Isso reflete sua imagem e da sua empresa. Você deve prestar atenção à mensagem que pretende transmitir ao seu público-alvo, através de sua marca. Você deve ter clareza sobre o tipo de público que terá apelo em seus produtos. Identificar seu cliente é uma parte muito importante do processo de construção da marca. Por exemplo, uma empresa que vende produtos esportivos extremos provavelmente optaria por uma marca forte e extravagante, enquanto um escritório de advocacia preferiria algo sutil com ênfase no profissionalismo. É sobre entender seu nicho e se representar da maneira mais inteligente dentro desse nicho.
2. Invista tempo na criação do seu logotipo, isso é muito importante para a marca.
Um logotipo é uma representação visual eficaz de uma marca que representa a alma e a natureza do negócio de uma só vez. Portanto, investir tempo na criação de um logotipo é importante.
Ao criar um logotipo, é importante que ele reflita claramente a marca e seus objetivos. Portanto invista em um bom Estúdio. Isso garantirá que seu logotipo pareça profissional. Não trata-se apenas do design, mas a escolha de cores e outros elementos de um logotipo que funcionam juntos como mágica.
3. Registre sua marca.
Agora que você tem um ótimo logotipo representando seus produtos, você não gostaria de ter direitos exclusivos sobre ele? Como você se sentiria se alguém lançasse esses produtos com o mesmo nome de marca? E se ele fosse pronto o suficiente para registrar oficialmente a marca em seu nome antes de você? Todos esses anos de trabalho duro vão pelo ralo instantaneamente. É claro que você pode entrar com uma ação judicial contra ele usando a marca, mas você quer se envolver em uma batalha legal que consome tempo? Portanto, é aconselhável registrar sua marca em escritórios de marcas federais antes mesmo de começar a promover sua marca.
4. Faça a primeira impressão certa.
Seja este o seu primeiro lançamento comercial ou uma empresa já existente passando por uma nova marca, é importante que você faça a impressão certa em primeira instância. Preste atenção ao atendimento ao cliente. Se a sua campanha de marketing pode persuadir as pessoas a fazer uma compra, a última coisa que a sua empresa precisa é ser prejudicada pelo mau atendimento ao cliente.
Ofereça oportunidades aos seus clientes para serviços pós-venda e consultas gerais. Toda a sua equipe precisa ser bem treinada e capaz o suficiente para oferecer um excelente serviço em geral – caso contrário, todo o processo de branding poderá em breve perder a tração.
5. Pesquise a concorrência.
A competição alimenta o mundo dos negócios. Isso torna o mercado mais emocionante. De vez em quando, você deve fazer uma pequena pesquisa sobre seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo certo e como você pode ficar à frente deles. Concentre-se em seus pontos de venda exclusivos. Não há maneira certa de vencer a competição, mas manter sua posição com autenticidade e integridade em um mundo competitivo ganhará muitos pontos por sua marca avançar.
6. Certifique-se de que sua marca esteja consistente em todas as plataformas.
Depois de criar sua marca, você precisará manter consistência em todas as plataformas. Sua marca terá que ser exibida em todos os lugares, exatamente no mesmo design, formato e cores que você enviou aos escritórios de marcas registradas no momento da inscrição. Manter a identidade visual consistente garante que as informações transmitidas às pessoas não sejam enganosas ou confusas de qualquer maneira. Quando as pessoas vêem uma marca bem estabelecida, reconhecem instantaneamente os produtos. Esta é uma grande vantagem de ter uma marca sólida. Imagine os benefícios que você pode colher com o tempo!
Uma marca registrada em seu nome é como possuir um imóvel que lhe traz benefícios ao longo do tempo. Qualquer marca grande de que você já ouviu falar não poderia tê-la tornado tão grande na ausência de uma estratégia de branding bem pensada. Sua marca pode ser a próxima – então, o que você está esperando?
Há infinitas estratégias que podem ser aplicadas para sua empresa. O Estúdio Roxo pode te ajudar com isso.
Vem ser roxo com a gente.